Dicas de casa: Limpeza - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial e Livros.

Tutomania - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial...

Login:
Senha:
Salvar |  Cadastre-se

 

Home | Arquivo | Envio | Jogos Online | Política de Privacidade | Contato

Casa e Propriedade / Geral

Dicas de casa: Limpeza


DOCUMENTO:


ESTATÍSTICAS:

Comentários: 1 comentários (Comentar)
Nota: 9 (1 votos) (Dar Nota)
Valor: 10 crédito(s)
Enviado por: marciobmmorais (2069)
Publicado em: 25/08/07 21:42hs.

LINKS PATROCINADOS:

DOCUMENTO:

Quando o cano da pia estiver entupido, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato, derramando em seguida meia xícara de vinagre.


Para não sujar o forno de microondas, coloque os recipientes pequenos dentro de filtros de papel para café. Se o alimento derramar vai ser absorvido sem problemas.


Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe.


Não alimente as bactérias da pia:
Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza.
Depois de usar a esponja, torça bem e ponha para secar ao sol.
E nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias.
O paninho usado para enxugar a pia nunca deve ficar molhado.
É uma fonte de contaminação.
Depois de usar, torça e deixe secar sobre a torneira, por exemplo.
A lixeira sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação.
O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.


Caiu catchup, maionese ou refrigerante no tapete? Para limpar, tire o excesso com um pano ou colher.
Em seguida, borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água.
Esfregue um pano seco, de fora para dentro.
Repita isso até sair bem a mancha.
Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10.
Passe o pano.
O vinagre cortará a ação do produto químico.


Use água morna  e bicarbonato de sódio para limpar fogão.


Use um pano umedecido com álcool  para remover manchas de água do aço inoxidável.


Para retirar gordura do forno, ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na de baixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar  de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água.


Limpar juntas dos azulejos
As juntas dos azulejos da casa de banho ou da cozinha que ficam escuras retomarão o seu aspecto de novas se as limpar com um pincel umedecido em lixívia pura.


Sabe como tirar marcas do lençol sem passar?
Misture uma parte de álcool com três partes iguais de água, borrife sobre as dobras amassadas e passe a mão em seguida.
Espere secar e o lençol vai estar lisinho de novo.


Para passar a ferro, forre a tábua de passar roupa com papel alumínio. Poupa energia.


Se amarelar a roupa, passe água oxigenada no local e a seguir enxágüe com água morna.


Passe nos sanitários um pano molhado com gasolina ou qualquer derivado de petróleo. Deixará claros e brilhantes.


Jamais encere o assoalho sem antes passar uma solução de água e inseticida que absorverá o pó e afugentará pulgas e baratas, além de evitar que a madeira manche.


Torne o detergente mais eficiente dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.


Para esterilizar vidros com água fervendo sem que quebrem, basta colocar uma colher dentro do vidro na hora da fervura.


Risco de caneta esferográfica em papel de parede pode ser retirada passando-se levemente um pouco de acetona.


Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos:
1) Basta esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente.
2) Esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.
3) Esfregue-as com salsa cortada. 
4) Outra dica é esfregar as mãos com açúcar, lavar em água corrente em seguida.


Para limpar móveis de fórmica. Esfregue com um pano embebido em álcool e em seguida dê brilho com flanela limpa e seca.


Para limpar móveis de vime. Limpe com água quente misturada com bicarbonato de sódio. Deixe secar sob o sol.


Para manutenção dos móveis de cana da índia, limpe com flanela úmida e depois passe lustra móveis.


Tenha sempre à mão uma caixa de apetrechos e limpeza, contendo escovinhas de dente usadas (elas são muitos úteis para limpar desenhos intrincados do seu mobiliário ou casa em geral), panos, esponjas, flanelas, camurça, panos de pós, luvas de borracha, etc.


Para polir o ralo use um pano úmido embebido  em saponáceo cremoso ou em pó. Esfregue principalmente o seu interior e as áreas mais engorduradas. Enxágüe.


Uma velha escova de dentes  com detergente, amoniacado ou sabão em pasta é ideal para remover a sujeira em volta de torneiras e canóplas. Esfregue e enxágüe.


Limpeza de sofá de couro branco:
Para limpar o couro você deve usar uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar.


Proteger e hidratar peças de couro:
Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade.
Tire as peças sempre que puder, do guarda-roupa (ou onde estiver guardado) e passe um pano úmido, e deixe secar a sombra.
Passar cera incolor (liquidas ou em pasta) para sapatos, e peças de vestuário em couro. Passe por toda a peça e depois tire o excesso com uma flanela ou papel toalha, ficará protegida e hidratado o couro

Para retirar o fungo e bolor de gravuras, esfregue toda a superfície da gravura com miolo de pão. Prepare uma mistura de uma parte de água oxigenada e 2 partes de água e algumas gotas de suco de limão Coloque esta mistura dentro de uma bacia suficientemente grande para conter a gravura na solução e deixe de molho por uma hora ou mais. Se o fungo e o bolor não sair, repita a operação. Quando ficar satisfeita com o resultado, enxágüe em água corrente e deixe secar em lugar sem poeira.


Para retirar o cheiro de mofo do armário
Ferva um litro de vinagre e despeje em uma vasilha sem tampa, coloque dentro do guarda-roupas com as portas fechadas por até três horas. Após retirar a vasilha, passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixe-o aberto por várias horas para que seque bem. (
Manchas de mofo do armário, veja em "Manchas").


Ferrugem:
Remova a ferrugem e limpe fechaduras, dobradiças e ferramentas de trabalho com um pano embebido em benzina ou ácido clorídrico. Faça-o com luvas de borracha e deixe o cômodo em que está trabalhando bem arejado. Mude de pano quando este se sujar.


Para manter os ralos abertos, limpos e sem odor, não é necessário usar produtos corrosivos. Basta manter os ralos desobstruídos e nunca usá-los para despejar óleo ou outras gorduras. Se uma limpeza for necessária, primeiro coloque um quarto de copo de bicarbonato no ralo, depois adicione meio copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos. Enxágüe com 4 litros de água quente e pronto.


Para limpeza de banheiros: Uma ou duas vezes por semana limpe os azulejos, boxe e os espelhos com lustra móveis e limão. Isso fará que os salpicos de sabonete ou sabão não fiquem aderidas a eles.


Para limpar os tapetes ou carpetes, para que mantenham as suas cores vivas, espovoneie com sal grosso e logo escovar com suavidade, empregando uma escova de pêlo flexível para que os grãos penetrem bem. Aguardar 20 minutos e logo passe o aspirador.


Guarda-roupas:
 • Vestidos ou roupas brancas que irão ficar guardadas por algum tempo, ou que sejam de pouco uso, devem ser envolvidos em papel ou pano azul para que não amarelem com o tempo.
• As roupas de lã ou de peles são facilmente atacadas pelas traças; evite o aparecimento delas, tendo dentro do armário algumas folhas de jornal, ou qualquer papel impregnado de tinta de imprensa.
• Espalhe também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão e naftalina.
• Como Evitar:
Cheiro de Mofo dentro do Guarda-Roupa - Pendure uma meia fina velha com serragem de cedro. Além de evitar o cheiro é ótimo para espantar as traças.
Umidade dos Armários - Pendure pedaços de giz ou coloque um pouco de cal virgem em um vidro destampado dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá a umidade.
Para evitar que a roupa se impregne com o cheiro de úmido, deixe secar por uns dias, cascas de laranja ou cidra e coloque-as no roupeiro.


Talheres: Para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana em um recipiente com água, umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágüe no dia seguinte.


Borra de café:
Depois de picar os alhos, as mãos ficam impregnadas com o cheiro forte, esfregue as mãos com borra de café e enxágüe com água fria. A borra também serve para limpar os utensílios de cozinhas e frascos de vidros.


Para tirar de qualquer ambiente, o cheiro de tinta, deixe no aposento uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola.


Para manter as janelas e esquadrias de alumínio sempre limpas, deve-se limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Depois, é só passar uma pano macio ou flanela.


Para limpar móveis pintados de branco: esfregue-os com leite ou com uma solução de leite e água.


Para limpar panelas de alumínio com marcas de queimado você deve encher a panela com água e um pouco de sal e deixar a solução agir por uma noite.


Escovas de cabelo gordurosas, limpe-as submergindo-as com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1.Idem para os pentes


Para a limpeza e o polimento de vidros e espelhos você também pode usar a solução de uma nova  fervura das folhas de chá já utilizadas.


Para acabar com o mau cheiro das garrafas térmicas, lave-as com borra de café e água quente.


Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.


Como tirar cheiro de gasolina e benzina das mão:
Se você ficou com cheiro de gasolina ou benzina nas mãos após um breve contato, não se preocupe. A dica para remover o odor destas substâncias é esfregar as mãos com sal grosso ou sal de cozinha umedecidos em água. Em seguida, os bons e velhos água e sabão.


Odores desagradáveis na geladeira, desaparecem com um pouquinho de algodão embebido em baunilha.


Vaporizar um pouco de perfume nas lâmpadas das salas, banheiros e quartos, quando acesas, exalam um aroma agradável.


Para tirar o cheiro do peixe das mãos, lave-as com vinagre ou água e sal.


Limpe as pias de mármore encardido, esfregando a superfície com uma escova de cerdas bem duras cheia de sal.


Limpar, afastar alguns insetos e purificar o ambiente:
1 litro de álcool, colocar dentro dele um punhado de canela em pau, e cravo, deixar tampado por 3 dias. Para usá-lo, basta colocar em um borrifador, e passar, ou borrifar onde quiser. Pode passar até em alguns móveis, e deixa um cheirinho delicioso na casa.

Para limpar a bancada ou táboa da cozinha, use sempre o lado sem corte da faca, para preservar a faca e a taboa.


Para limpar o ferro (a seco) de passar, passe uma vela no fundo enquanto ele estiver ainda quente. Em seguida coloque uma esponja de aço em cima de um pedaço de pano e passe o ferro, até que ele fique limpo.(Não é recomendado para ferro á vapor)

Para limpar o ferro á vapor, passe uma lixa bem fininha, delicadamente na base dele.Limpar com um pano macio e limpo.
Colaboração da Célia -  Nalini assistência técnica


Para limpar moveis envernizados. Remova a poeira grossa com espanador para não arranhar. Em seguida passe um pano limpo, e para dar brilho passe um pano umedecido com lustra móveis e lustre com flanela.


Couros brancos: 
Quando o couro se torna amarelado pelo tempo, limpe primeiro com um pano úmido e pó limpador de cor celeste. Depois de seco se aplica com algodão fécula de milho.


Objetos de bronze:
Para lustrar esses objetos misture em partes iguais de água, vinagre de álcool e amoníaco. Depois de passar essa solução, enxágüe.


Para limpar móveis laqueados. Use uma esponja molhada em água misturada com um pouco de amoníaco. Para dar brilho use uma flanela limpa e seca.


Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos, basta esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente.


Quando for pintar paredes, pinte os cantos com pincel chato e largo e use o rolo nas áreas centrais.


Abajur:
Retire a poeira do abajur envernizado e, depois aplique em superfície, com ajuda de um pincel, uma mistura, em partes iguais, de óleo de lavanda e álcool metílico. Retire o pó do pé do abajur com um pano macio e limpe-o de acordo com o material que é feito. Na cúpula, convém usar o aspirador de pó, com escovas pequenas. Reavive as franjas que debruam alguns abajures, com um pano impregnado com álcool metílico e amoníaco (use luvas de borracha e abra bem as janelas sempre que trabalhar com amoníaco).


Esteira de praia: Mergulhe a esteira de palha em água salgada e esfregue-as com esponja. Deixe secar ao ar livre.


Garrafas de cristal:
Acabe com o cheiro de mofo das garrafas de cristal passando-lhes borra de café. Se a garrafa estiver suja por dentro, coloque água até a metade com vinagre e sal. Sacuda até soltar toda a sujeira. Se persistir, coloque fubá na água ou alguns grãos de milho e agite. Depois, é só enxaguar e deixar secar.


Botas de borracha:
Depois de usar suas botas de borracha, lave-as em água corrente, depois mergulhe-s durante algumas horas em uma solução de água com amoníaco. Isso ajudará a ficarem mais maleáveis. Seque-as bem e polvilhe o interior com talco. Passe óleo de cozinha por fora, para evitar que fiquem ressecadas.Você pode lavá-las também com água e sabão. Guarde-as viradas, espetadas em um suporte próprio. Ou então coloque jornal amassado dentro delas para conservar seu formato. Se guardá-las de outra forma, tome cuidado ao calçá-las verificando dentro delas. Tenha o mesmo cuidado com as galochas.


Molduras:
Para limpar molduras passe uma flanela ou um pincel macio e retire a poeira. Em seguida, umedeça um pano em querosene e passe em toda a volta. Para prevenir o ataque de traças cupins, uma vez por ano, passe querosene também na parte de trás de todo o quadro.


Telefone:
Limpe o telefone regularmente com álcool  etílico e não se esqueça de limpar o auscultador e o microfone, se forem removíveis.


Velas:
Coloque um pouco de sal no pavio e a vela não escorrerá. Para que as velas demorem mais para queimar, leve-as ao congelador durante 1h30min. antes de usá-la. Você pode deixar suas velas decorativas como novas, limpando-as com algodão embebido em álcool etílico. 


Televisor:
Limpe a tela da tevê e do computador com um pano macio e embebido em álcool etílico. Passe um pano úmido e seque com outro pano que não solte pelinhos. Cuide para fazê-lo com o aparelho desligado.


Para tirar o odor de alho das mãos: Tire o cheiro de alho das mãos com borra de café, lavando as mãos em seguida, sem esfregá-las. Quando usado na mesma forma que o café.


Bichinhos de pelúcia:
Para limpeza e remoção de ácaros dos bichinhos de pelúcia, coloque uma bacia com sabão em pó, misture bem, até fazer espuma, usar essa espuma, pegando com bucha macia, passando (esfregando) por todo ele, tire o excesso de espuma e líquido, com um pano seco e limpo, deixe secar ao sol, quando estiver seco, coloque em um saco plástico (esses para congelar alimentos, adequado ao tamanho do brinquedo), tire o ar, feche bem, e leve ao freezer, por 24 horas, os ácaros não suportam baixa temperatura por muito tempo!!
Pronto, seus bichinhos estarão livres dos ácaros, mas esse procedimento, deve ser feito de 15 em 15 dias.


Limpeza de urina do gato:
Use soda (o refrigerante, não a soda cáustica) para limpeza. As bolhas do gás ajudam a remover a sujeira e os sais da soda ajudam a prevenir as manchas.
Utilize um eliminador de odores para que não sobrem nem vestígios do cheiro, caso contrário o gato continuará urinando no mesmo local. Não confie apenas em seu nariz para guiá-lo. Por mais perfumados que pareçam, nunca use produtos tipo Pinho Sol ou à base de amônia, que para o olfato sensível do gato têm o mesmo cheiro da urina.


Tirar mal cheiro da geladeira:
Colocar um chumaço de algodão umedecido com essência de baunilha e colocar na geladeira, isso fará com que elimine mal cheiro ou somente para perfumar a geladeira!


Para limpar, desinfetar e purificar a geladeira:
Tirar todos os mantimentos da geladeira, colocar em uma caixa de isopor para manter refrigerado, limpar toda a geladeira, em cada fresta, com água e detergente neutro, borrifar em toda a geladeira uma solução de água e vinagre de maçã (que é bactericida) na mesma proporção, não esqueça de passar até na borracha da porta.Sua geladeira ficará eliminada de germes e bactérias!!!
Espere por 1 hora, (ou se tiver pressa, passe em seguida) passe uma solução de um copo (300ml) de água com bicarbonato de sódio, (até que fique no fundo do copo um pouco do bicarbonato, mais ou menos uns 90grs).
Para retirar o mal cheiro da geladeira ou não deixá-lo invadir sua geladeira, além do bicarbonato que você já passou por toda a geladeira anteriormente, coloque copinho de café descartável na porta da geladeira, um na parte superior e outra na inferior, com bicarbonato de sódio, dura 1 ano, e toda semana (1x) você mexe o bicarbonato.
Agora se você quiser deixar uma cheirinho agradável na geladeira, molhe um algodão em essência de baunilha, e coloque em um copinho de café descartável também na porta da geladeira!Sua geladeira ficará com um cheirinho muito agradável...

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS:

clautiete     15/01/2010 18:53hs.
amei!!!
parabens e obrigada por partilhar

Comentar:

Título:
Autor:   Anônimo (Efetue login para comentar identificado)
Comentário:    

OPÇÕES

ENTRE COM SEU LOGIN E SENHA

Olá visitante! Para interagir com este documento, você precisa estar logado.

Login:
Senha:  
Salvar Dados  |  Cadastre-se!

O cadastro é gratis! É muito fácil e rápido fazer o seu cadastro.

Home | Termos de Uso | Sobre o Tutomania | Publicidade | Contato
2005 - 2013 ® Tutomania.