Como funciona um aparelho de rádio? - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial e Livros.

Tutomania - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial...

Login:
Senha:
Salvar |  Cadastre-se

 

Home | Arquivo | Envio | Jogos Online | Política de Privacidade | Contato

NAVEGAÇÃO

«« Anterior Próximo »»

LINKS PATROCINADOS

ACESSO RÁPIDO

  Todos os Destaques
  Os Mais Acessados
  Ultimos enviados
  Jogos
  Enviar um Artigo

CATEGORIAS

  Animais (528)
  Arte e Cultura (2371)
  Casa e Propriedade (148)
  Ciência e Tecnologia (1070)
  Comércio (46)
  Concursos (93)
  Conhecimentos Gerais (949)
  Culinária e Gastronomia (690)
  Diversos... (511)
  Economia (114)
  Eletrônicos (559)
  Esportes (104)
  Fotografia (58)
  Games (813)
  Governo (34)
  Indústria (21)
  Informática (2222)
  Internet (267)
  Lazer / Diversão (123)
  Legislação (167)
  Multimídia (226)
  Natureza (70)
  Saúde (562)
  Ser Humano e Sociedade (1001)
  TuTo GaMeS! (207)
  Utilidade Pública (105)
  Veículos e Transporte (127)


[+] Índice completo...

PENSAMENTO DA VEZ

filsofo e professor chinês, principal expoente do confucionismo
Alimentar os homens e no os amar trat-los como se fossem gado de curral. Amá-los e no respeita-los trata-los como se fossem animais de estimação.
Mengzi

ANUNCIOS

Eletrônicos / Diversos

Como funciona um aparelho de rádio?


DOCUMENTO:


ESTATÍSTICAS:

Comentários: 0 (Comentar)
Nota: 10 (1 votos) (Dar Nota)
Valor: 10 crédito(s)
Enviado por: ShockPaulo (106)
Publicado em: 07/02/05 01:14hs.

LINKS PATROCINADOS:

DOCUMENTO:

O funcionamento do rádio é baseado nas ondas hertzianas, que são, particularmente, radiações eletromagnéticas da mesma natureza dos raios da luz; estas ondas foram descobertas e estudadas, sucessivamente, por dois grandes físicos, Maxwell e Hertz, ao passo que sua utilização para as primeiras transmissões é devida a Guilherme Marconi.

A transmissão dos sons pelo rádio se efetua transformando os próprios sons em ondas eletromagnéticas e enviando, depois, essas ondas pelo espaço; as ondas hertzianas possuem, de fato, a importante propriedade de transmitir-se pela atmosfera, atingindo grandes distâncias, mesmo através de obstáculos, tais como paredes, cidades, casas, montanhas. Mas, como se pode transformar o som, as vozes, os ruídos em ondas eletromagnéticas?

Os programas que devem ser transmitidos, são executados nas estações transmissoras, em locais adequados, chamados auditórios. Nos auditórios, estão sempre instalados um ou mais microfones. O microfone é um aparelho que tranforma os sons, ou melhor, as variações de intensidade sonora (ou seja, os diversos tons de voz, os sons de vários instrumentos etc) em variações de corrente elétrica. Por isso, do microfone, sai um tipo especial de corrente, que não é outra coisa senão a reprodução elétrica dos sons e que chamamos "corrente fonofreqüente" ou "corrente sonora". Esta corrente, por meio de válvulas próprias, eletrônicas, é ampliada, tornada mais poderosa.

A corrente assim ampliada deve ser transmitida à antena da estação de rádio, unida a um especial corrente oscilante, chamada "corrente condutora". O conjunto destas duas correntes é transmitido ao ar sob forma de ondas eletromagnéticas. A antena da estação de rádio, que, geralmente, se encontra em campo aberto, distante quilômetros dos auditórios, funciona como uma grande lâmpada, que emite seus raios luminosos por todas as direções.

As ondas eletromagnéticas, propagadas de tal forma pelo espaço, podem ser captadas pelas antenas dos aparelhos receptores, isto é, dos aparelhos de rádio que temos em casa. As ondas que eles recebem através da própria antena são formadas, como disse antes, pelas duas correntes fonofreqüente e portante; elas porém, devem estar separadas. A separação chama-se revelação, e a válvula que a efetua se chama reveladora. No aparelho de rádio, as válvulas têm uma função importante, fundamental, porque efetuam todas as transformações necessárias para a corrente elétrica. A descoberta das válvulas (que se chamam, exatamente, válvulas termotônicas) foi, portanto, tão essencial para a radiofonia como a das ondas hertzianas; seus nomes são iodo, triodo, pentodo etc., e cada uma delas desenvolve tarefas diferentes.

Na teoria, com uma antena, uma reveladora e um auto-falante, o aparelho de rádio já poderia funcionar. Mas, na prática, as coisas não são tão simples, e uma única válvula não é suficiente para fazer funcionar o aparelho de rádio. Antes de tudo, as correntes, tanto oscilantes como fonofreqüentes, são revigorada e, portanto, são inseridas no circuito outras válvulas, que tem a função de amplificadoras. As amplificadoras são colocadas antes e, a reveladora depois: as primeiras são chamadas amplificadoras em alta freqüência e são importantíssimas, porque delas depende a sensibilidade do aparelho, isto é, o número de estações que é possível captar; as outras são chamadas amplificadoras de baixa freqüência, mas possuem igual importância, porquanto delas depende a potência dos sons emitidos pelo auto-falante. Mas isso não basta e o nosso rádio ainda não está completo, se não estiver dotado de uma sintonia, que é o que nos permite mudar de estação: o botão da sintonia está ligado a um condensador variável, um instrumento que serve para mudar o comprimento da onda que se recebe e, com isso, mudar de estação, porque cada estação transmite num comprimento de onda diferente. E, ainda, para o funcionamento das válvulas, é necessária a corrente elétrica. Finalmente, os controles de volume e de tonalidade, os filtros de onda, para eliminar os distúrbios, os transformadores, são outras partes necessárias para que um aparelho de rádio possa funcionar.

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS:

Este documento não possui comentários. Prestigie quem o enviou e comente.

Comentar:

Título:
Autor:   Anônimo (Efetue login para comentar identificado)
Comentário:    

OPÇÕES

ENTRE COM SEU LOGIN E SENHA

Olá visitante! Para interagir com este documento, você precisa estar logado.

Login:
Senha:  
Salvar Dados  |  Cadastre-se!

O cadastro é gratis! É muito fácil e rápido fazer o seu cadastro.

Home | Termos de Uso | Sobre o Tutomania | Publicidade | Contato
2005 - 2013 ® Tutomania.