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Modelo de plano de negócio para serviços


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Enviado por: jreynaud (9)
Publicado em: 31/05/06 09:16hs.

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ETAPA 1 ? INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO

Nome da Empresa: Brilhante Serviços de Limpeza
Razão Social: Barbosa e Rodrigues ME
Sócios: João Barbosa e Jerônimo Fernandes Rodrigues.
Endereço: Rua Ceará, 1466. Belo Horizonte - MG.
CEP: 30.150-311
Fone / Fax: (31) 3213-0876
Pessoa para Contato: João Barbosa. Rua Ceará, 1254. Belo Horizonte ? MG.

ETAPA 2 ? DESCRIÇãO GERAL DO NEGÓCIO

O que a empresa faz ou pretende fazer: a empresa pretende prestar serviços de limpeza para residências, hotéis, condomínios e empresas. Após se firmar no mercado, a empresa pretende especializar-se em um único ramo, conforme a receptividade encontrada.

Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: a empresa se apoiará na experiência da esposa de um dos proprietários, que trabalhou como gerente operacional de uma grande rede de hotéis, coordenando a contratação de empresas de limpeza e manutenção. Ao longo dos anos em que assumiu esta função, ela pôde constatar uma série de deficiências que poderiam ser facilmente superadas, implicando serviços mais alinhados aos interesses da empresa contratante. Dessas constatações surgiu a idéia de criar uma empresa cujos serviços prestados fossem extremamente profissionais.

Estimulado por quais tendências de mercado: atualmente, as empresas estão focando toda sua energia em suas atividades fins e terceirizando as atividades meio. Ao manterem-se focadas em suas competências principais as empresas têm transferido para outras empresas os serviços de limpeza, vigilância, transporte, dentre outros.

Outro fator que contribui para a contratação de serviços de limpeza é o fato de as mulheres assumirem cada vez mais o trabalho fora do lar, não tendo condições, muitas vezes, de contratarem uma empregada doméstica, o que faz com que recorram, duas a quatro vezes por mês, a um serviço de limpeza terceirizado.

Descrição do Mercado de Forma Abrangente (macro):

·  Concorrentes: este mercado é disputado por empresas prestadoras de serviço de limpeza em geral, sendo que muitas prestam serviços exclusivamente para condomínios ou empresas, enquanto outras atendem pessoas jurídicas em geral. Além disso, existem muitas empresas que prestam serviços de vigilância e limpeza que também são concorrentes. Na região em que a empresa irá atuar estão instaladas duas empresas de limpeza. No entanto, os sócios acreditam poder prestar serviços de melhor qualidade.

·  Clientes: os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados, pois se caracterizam por empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte é formada por médias e grandes empresas.

Outro segmento de clientes em potencial é constituído por mulheres que trabalham fora do lar, que necessitam de serviços de faxina.

·  Fornecedores: os fornecedores são, essencialmente, empresas que vendem equipamentos para limpeza em escala empresarial e produtos de limpeza em embalagens para o mercado institucional e supermercados.

·  Mensuração da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa efetuar 200 limpezas mensais, desde as atividades mais simples, como a limpeza de um vidro, até limpezas de ambientes empresariais mais amplos.

·  Segmento específico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa pretende oferecer seus serviços para pessoas físicas e jurídicas, com o propósito de, mais tarde, especializar-se em um tipo específico de serviço de limpeza.

·  Comportamento do mercado em termos de crescimento: é um mercado em ascensão, uma vez que tem crescido a uma taxa entre 5% a 10% acima do PIB, segundo a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza).

·  Lucratividade: a lucratividade é alta quando a empresa consegue atingir um conjunto de clientes que demandam um volume de serviços constante. A empresa já tem prospectado um conjunto de clientes que lhe permitirá um volume de negócios satisfatório.

Características principais do mercado em termos de:

·  Preço praticado: o preço praticado no mercado em que a empresa pretende atuar é alto se comparado à precária estrutura disponível pelas empresas concorrentes. A empresa a ser criada pretende oferecer uma vantagem de preço em todos os seus serviços.

·  Formas de vendas: inicialmente, os donos da empresa visitarão um conjunto de 245 empresas situadas na região em que será instalada, mostrando o portfólio de serviços prestados e respectivos preços. Também mostrará os pacotes promocionais e a forma como cada um dos serviços será prestado.

Posteriormente, o cliente passará a receber chamadas telefônicas por parte da empresa, onde se buscará conhecer seu nível de satisfação com relação aos serviços prestados. Acredita-se que esta seja a melhor forma de divulgar os serviços oferecidos.

·  Assistência: a empresa dará todo tipo de assistência no que se refere aos serviços prestados, ressarcindo os clientes em qualquer perda que ocorra, ou refazendo a limpeza que não tenha sido feita dentro dos padrões estabelecidos. Será possível garantir esse tipo de procedimento considerando o grau de capacitação dos funcionários, bem como o comprometimento criado entre eles e o desempenho da empresa, por meio de um trabalho de otimização do clima organizacional estabelecido.

·  Existência de soluções tecnológicas diferenciadas: Como diferencial tecnológico pretende-se trabalhar com equipamentos especialmente comprados para os serviços de limpeza institucional, bem como empregados uniformizados e munidos de equipamentos de segurança.

·  Estratégias de marketing: a estratégia de marketing priorizada pela empresa é a visita às diferentes empresas e a distribuição de folders junto a residências e condomínios.

·  Principais concorrentes: Limpex, Escoar e Hidrofux.

Vantagens e desvantagens dos principais concorrentes em termos de:

·  Produtos/serviços (qualidade e tecnologia): aos serviços oferecidos pelos concorrentes falta profissionalismo. Muitas vezes os profissionais apresentam-se com uniformes sujos e manchados, sem equipamentos de proteção e postura inadequada.

·  Preço: devido ao fato de os empregados não passarem por um processo de treinamento e capacitação constante, existe um grande desperdício de material de limpeza, o que eleva os custos dos concorrentes. A empresa a ser criada trabalhará com pessoal qualificado, sensibilizado para com a importância de um correto uso dos materiais e equipamentos, o que deverá resultar em custos menores e melhores preços.

·  Venda e assistência: os concorrentes já possuem um mercado garantido, o que torna mais fácil vender seus serviços. Alguns oferecem assistência ao cliente, auxiliando-os no uso correto dos produtos vendidos: detergentes, ceras, sabonetes líquido, porta papel-toalha, dentre outros.

·  Capacidade de promoção: devido ao fato de já estarem estabelecidas e conhecerem o mercado, a capacidade de promoção das empresas concorrentes é maior. Em contrapartida, muitas delas apresentam trabalhadores desmotivados, o que acaba prejudicando as vendas.

·  Áreas de conhecimento em que a empresa tem experiência e capacitação: a empresa tem muito conhecimento em novos procedimentos e equipamentos utilizados em serviços de limpeza institucional, além de conhecimentos em gestão empresarial, fator determinante ao sucesso de qualquer empresa.

·  Tecnologias/habilidades dominadas pela empresa: processos de limpeza institucional mecanizados e gestão empresarial.

·  Áreas de conhecimento correlatas ou complementares em que a empresa atua ou pretende atuar ou está iniciando capacitação: a empresa pretende se firmar em uma atividade específica, precisando atuar por um tempo no mercado até que se revele uma necessidade para a qual procurará ganhar excelência.

·  Tecnologias/habilidades que a empresa desenvolveu, pretende desenvolver ou está desenvolvendo: a empresa pretende ganhar habilidade na prestação de serviços com uso intensivo de equipamentos, acreditando que eles otimizem os processos e garantam a qualidade necessária.

·  Tendências tecnológicas, em termos de volatilidade/obsolescência da tecnologia e proliferação/padronização: é preciso estar sempre atento a novos produtos e equipamentos de limpeza que são lançados no mercado, pois disso depende a capacidade da empresa em manter-se competitiva.

·  Principais formas e fontes de capacitação e acesso a tecnologias que a empresa utiliza: a empresa busca atualizar-se por meio da participação em diferentes cursos, simpósios e feiras de produtos e equipamentos de limpeza.

ETAPA 3 ? MISSãO DA EMPRESA

Missão da empresa: Prestar serviços de limpeza institucionais com profissionalismo e qualidade, preservando a saúde de seus colaboradores e clientes, pelo uso de equipamentos e materiais confiáveis, que não agridam o meio-ambiente.

ETAPA 4 ? MERCADO CONSUMIDOR

 

MERCADO CONSUMIDOR:

Os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados, pois se caracterizam por ser empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte é formada por médias e grandes empresas.Outro segmento de clientes em potencial é constituído por mulheres que trabalham fora do lar, que necessitam de serviços de faxina doméstica.



ETAPA 5 ? MERCADO CONCORRENTE

 

Empresas Concorrentes

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Orcalina

Oferece também serviços de vigilância

Problemas com atitudes adotadas por alguns funcionários no local de trabalho da empresa contratante.

Ondrelimp

Equipamentos industriais de alta eficácia e eficiência

Logística complexa e cara.

Limpasc

Possui clientela formada

Insatisfação dos clientes com alguns dos serviços prestados.



ETAPA 6 ? MERCADO FORNECEDOR

 

PRINCIPAIS FORNECEDORES:

PRODUTOS/SERVIÇOS FORNECIDOS:

Distribuidor Elias

Produtos de limpeza

Equipel

Produtos de limpeza e equipamentos (aspirador de pó, lava-jato)

Equipatudo

Equipamentos e utensílios em geral

Produlimp

Produtos de Higiene Industrial



ETAPA 7 ? PRINCIPAIS PRODUTOS OFERECIDOS PELA EMPRESA

 

PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELA EMPRESA:

Limpeza de casas e apartamentos.

Limpeza de escritórios e consultórios.

Limpeza de lojas e demais pontos comerciais.

Limpeza de condomínios e edifícios.

Limpeza de unidades industriais.



ETAPA 8 ? FLUXOGRAMA DO PROCESSO PRODUTIVO

Processo de Produção: o atendimento ao cliente será personalizado, onde cada serviço será orçado após uma descrição, pelo cliente, dos serviços desejados. Além disso, o encarregado pela limpeza estará apto a fazer sugestões, caso seja necessário. Os funcionários estabelecerão um plano de serviços no qual estarão contempladas todas as necessidades e preferências do cliente, assim como um cronograma de execução. Os serviços são executados dentro dos prazos estabelecidos.

FLUXOGRAMA DE PRODUÇãO - ETAPAS

 

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL


1. Identificar exigências e restrições impostas pelos clientes.

Supervisor


2. Sugerir ajustes e melhorias possíveis.

Supervisor


3. Obedecer às restrições e limites de execução das atividades dentro dos critérios ditados pelos clientes.

Auxiliar de limpeza


4. Ajustar os horários e procedimentos ao desejo dos clientes.

Supervisor


5. Executar a limpeza.

Auxiliar de limpeza


6. Atender às observações e avaliações dos clientes. Checar eventuais pontos de melhoria.

Supervisor



ETAPA 9 ? EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO

 

EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO

ETAPAS

EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS UTILIZADOS

Identificar o tipo de limpeza desejado

Veículo utilitário

Estabelecer um cronograma de execução

Telefone, telefone celular

Modelo de plano de negócio para agronegócio

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