Veja como recuperar dados perdidos em cartão de memória flash - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial e Livros.

Tutomania - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial...

Login:
Senha:
Salvar |  Cadastre-se

 

Home | Arquivo | Envio | Jogos Online | Política de Privacidade | Contato

Informática

Veja como recuperar dados perdidos em cartão de memória flash


DOCUMENTO:


ESTATÍSTICAS:

Comentários: 6 comentários (Comentar)
Nota: (Dar Nota)
Valor: 10 crédito(s)
Enviado por: marciobmmorais (2069)
Publicado em: 29/05/06 23:33hs.

LINKS PATROCINADOS:

DOCUMENTO:

Dois programas ?o PhotoRescue e o FreeUndelete ? ajudam a recuperar informações em cartões de memória perdidas por acidente ou erro

A memória Flash é um chip semicondutor que permite guardar dados, conservando seu conteúdo inclusive quando a bateria é desligada.  As memórias desse tipo são utilizadas em vários dispositivos, como notebooks, celulares, câmeras digitais e handhelds, e são eficientes em aplicações móveis porque resistem a impactos e vibrações, além de serem rápidas e pequenas. O inconveniente é que são passíveis de perda de dados ou de exclusões acidentais.

O problema é agravado porque o Windows não designa uma lixeira de reciclagem de série para essas unidades nem permite a recuperação de arquivos corrompidos com o Scandisk. Resta, então, desistir da recuperação? Nada disso. Veremos, a seguir, como é possível recuperar arquivos apagados por acidente ou corrompidos durante a escrita ou por problemas físicos do cartão.

Fotos ou vídeos corrompidos
cartoes tela1 - 162x199Analisar os setores de memória de um cartão Flash em busca de falhas físicas é relativamente simples, mas reconstruir os dados armazenados dentro desses setores e voltar a compor o arquivo original, principalmente com arquivos de fotografias e vídeo com compressão, já é outra história. De fato, o Windows permite analisar com o Scandisk unidades de cartões de memória, mas, quando existem erros físicos ou de escrita, o sistema operacional não costuma recuperar os arquivos em boas condições. Para isso, você precisará utilizar um aplicativo de recuperação de dados específico para esse tipo de arquivo com algoritmos de compressão (desenhado especificamente por esta razão para cartões de memória). Um dos mais conhecidos é o PhotoRescue, da DataRescue (disponível para PC e Mac), que utilizaremos neste passo-a-passo. Você pode fazer o download da versão de demonstração clicando aqui.

O PhotoRescue não é um aplicativo gratuito, porém é muito eficaz para recuperar dados de cartões de memória danificados, isto é, informações que você não apagou por engano, e sim que se perderam por erros físicos do chip de memória ou por falhas de escrita pontuais.  O PhotoRescue é um programa para a recuperação de fotografias e vídeos em cartões CompactFlash, Memory Stick, SmartMedia, MicroDrives, SD, xD e discos rígidos com um algoritmo otimizado para ser capaz de reestruturar o arquivo perdido, substituindo os dados irrecuperáveis de maneira eficaz.

O uso do software é muito simples. Na primeira tela, você precisará selecionar a unidade do seu cartão de memória, tal como aparece no Explorer do Windows quando você o insere no leitor ou conecta sua câmera. Clique no botão OK e ele iniciará a pesquisa da memória em busca de arquivos de imagens ou vídeos, utilizando os algoritmos dos formatos mais populares. Quando o programa encontrar um, copiará e, se necessário (e possível), procurará setores danificados e os reestruturará para que sejam legíveis.

cartoes tela2Uma vez concluída a análise, o PhotoRescue mostrará uma lista prévia dos arquivos encontrados e que são recuperáveis para que você possa verificar se são realmente os que deseja resgatar. Se você quiser salvá-los, o programa pedirá que pague a licença (29 dólares), pois a versão de demonstração permite apenas a verificação da sua eficácia, mas não o salvamento dos arquivos resgatados nem a utilização da opção Reconstruir do menu Ficheiro (ou File), que permite voltar a aplicar o processo de reparação em alguma das fotos ou vídeos encontrados. Ou seja, é um jeito interessante de trabalhar com uma cópia demo, já que permite testar o programa antes de adquirilo, no caso de ser realmente útil.

Arquivos apagados por engano
Quando apagamos acidentalmente alguma foto ou vídeo armazenados em um cartão de memória, não podemos recuperá-los facilmente porque, como dissemos anteriormente, os arquivos deletados dessas unidades não vão para a lixeira do sistema operacional. Mas o funcionamento dos cartões de memória é semelhante ao dos discos rígidos e flexíveis. Em outras palavras, quando se eliminam arquivos de um cartão de memória, não são apagados os dados dos arquivos em si, e sim a informação necessária para que possam ser localizados pelo sistema operacional. Essa informação é substituída por outra que indica que o espaço está livre para a escrita de novos dados. Portanto, enquanto você não gravar nada novo na unidade, as informações que compõem os arquivos deletados continuarão nos setores da memória Flash e poderão ser recuperadas.

Para essa recuperação não é preciso usar nenhum sistema avançado de reestruturação e reconstrução de dados como no passo anterior, e o processo é muito simples.  Tudo de que precisamos é do programa gratuito FreeUndelete, da OfficeRecovery. Baixe o programa aqui.  Esse utilitário de recuperação de dados apagados por acidente é um dos melhores que já testamos e não apenas funciona com cartões de memória como também suporta qualquer formato que apareça como uma unidade no explorador do Windows. Além disso, é capaz de recuperar qualquer tipo de arquivo, não apenas imagens.  Seu uso é muito simples. Abra o programa e selecione na caixa da esquerda a unidade do cartão a partir do leitor ou da câmera. Clique no botão Scan e espere até que o programa termine de analisar a unidade. Você poderá utilizar as opções de filtro da parte inferior para agilizar a busca, escolhendo, por exemplo, apenas arquivos JPG.

Quando terminar a pesquisa, na caixa superior aparecerão todos os arquivos apagados por acidente e que são recuperáveis. Clique no botão Browse da opção Undelete Selected Files To, escolha a pasta de destino para os arquivos restaurados e aperte o botão Undelete depois de haver selecionado os arquivos que deseja recuperar.

cartoes tela3


VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS:

leonlost DOWNLOAD     29/10/2009 09:43hs.
cade o link do Download? eu nao estou encontrando.
Brig Não consegui     30/04/2009 01:01hs.
Eu clico no aqui,como vocês dizem,mas não da para fazer o download da vercão de demonstracão,abre outra pagina e da o erro 404 não encontrado?E ai vocês vão me ajudar ou não?
wanderson1987     03/04/2009 15:25hs.
wanderson1987     03/04/2009 15:23hs.
jr.aluizio vo tentar     13/01/2009 15:46hs.
valew pela dica vo tentar aki
cila11 SERÁ QUE CONSIGO?     16/07/2008 09:41hs.
VOU CONSEGUIR MESMO RECUPERAR MINHAS FOTOS QUE ESTAVAM NO MEU CARTÃO DE MEMÓRIA COM O FreeUndelete? POIS O OUTRO PROGRAMA É PAGO...OU SEJA SÓ PODEREI USAR O FREE MESMO!!ESPERO QUE EU CONSIGA RECUPERAR ESSAS FOTOS,POIS SÃO IMPORTANTES PARA MIM.

Comentar:

Título:
Autor:   Anônimo (Efetue login para comentar identificado)
Comentário:    

OPÇÕES

ENTRE COM SEU LOGIN E SENHA

Olá visitante! Para interagir com este documento, você precisa estar logado.

Login:
Senha:  
Salvar Dados  |  Cadastre-se!

O cadastro é gratis! É muito fácil e rápido fazer o seu cadastro.

Home | Termos de Uso | Sobre o Tutomania | Publicidade | Contato
2005 - 2013 ® Tutomania.